Prooceano A CLS Group Company

Sobre nós

Sobre nós

A PROOCEANO é uma empresa brasileira, de base tecnológica, que atua na área de oceanografia offshore, costeira, corpos hídricos e meio ambiente.

Criada em 2004 no Rio de Janeiro, spinoff de laboratórios de pesquisa na área de modelagem oceânica, presta serviços principalmente para a indústria de Óleo & Gas offshore nas áreas de oceanografia operacional, coleta de dados, modelagem numérica, análise de risco ambiental e análise de dados oceânicos. A PROOCEANO possui também forte atuação na área de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, tendo liderado e participado de diversos projetos de P&D financiados por empresas e instituições em colaboração com universidades e institutos de pesquisa nacionais e estrangeiras.

Desde 2012, a PROOCEANO pertence ao Grupo internacional CLS, com sede em Toulouse, França. A CLS é uma subsidiária da Agência Espacial Francesa (CNES) e do Institut Français de Recherche pour L'exploitation de la Mer (IFREMER).

Áreas de atividade

Previsão Operacional e
Serviços de Emergência

Obter a previsão do estado do mar é uma tarefa desafiadora, que necessita de um profundo conhecimento das áreas de modelagem numérica, coleta de dados e análise oceanográfica. Somente com uma combinação eficiente dessas três áreas é possível se obter uma previsão oceânica confiável. A PROOCEANO vem investindo na capacitação de sua equipe e no desenvolvimento de técnicas de modelagem oceânica e assimilação de dados para obter previsões do oceano de forma precisa. A PROOCEANO possui uma ampla gama de aplicações já realizadas e em curso nessa área, em diversas escalas (baías, estuários, regiões costeira e oceânicas profundas) em locais distintos ao longo de todo globo.

As previsões fornecidas pela PROOCEANO são de extrema importância para planejamento de operações no mar, operações de Busca e Resgate e combate à poluição, dentre outras atividades.

Modelagem Numérica

Atividade núcleo quando de seu surgimento, a PROOCEANO investe continuamente no aprimoramento das simulações numéricas para compreender e tentar prever o comportamento do meio ambiente marinho, seja de suas corrente, ondas, marés ou de elementos que possam influencia-lo como os elementos poluentes. Utilizamos modelos de livre acesso e comerciais para conseguir simular a vasta gama de fenômenos e regiões dos oceanos e corpos hídricos como por exemplo Regional Ocean Modeling System (ROMS), SiSBahia, WaveWatch III, Swan, OSCAR, PARTRACK. A PROOCEANO também desenvolve seus próprios modelos como o PROSAR, software para simulações e previsões para Operações de Busca e Resgate.

Coleta de Dados

Para se obter o entendimento do ambiente, é necessária observação extensiva e sistemática. A PROOCEANO utiliza diversas tecnologias para conseguir observar e analisar o oceano. Para coletar dados sobre o oceano, utilizamos equipamentos de ponta como AUVS (gliders), perfiladores ARGO, derivadores, ADCPs, CTDs, XCPS, dentre outros.

Na área de Sensoriamento Remoto, por fazer parte do Grupo CLS (uma subsidiária da Agência Espacial Francesa) a PROOCEANO possui acesso direto a um conjunto de dados dos mais completas do mundo Imagens de Altimetria, Temperatura da Superfície do Mar, Cor do Mar, Imagens de Radares de Abertura Sintética (SAR) obtidas por satélite são utilizadas para analisar o oceano.

Análise de Risco Ambiental

Estudo e metodologia inovadores desenvolvidos pela PROOCEANO, em parceria com a AECOM, para analisar e quantificar o risco que o ambiente está sujeito em caso de derramamento de óleo no mar.

São necessários o cálculo do risco operacional, os resultados das modelagens de dispersão de óleo no mar e a identificação dos componentes ambientais e dos seus tempos de recuperação. Com a junção desses componentes é possível calcular um valor de Risco Ambiental​,​ e assim​ quantificar ​​este impacto, ​minimizando a subjetividade usualmente empregada​ nestas análises.

Análise de Dados

Além de coletar dados meteoceanográficos, a PROOCEANO conta com uma equipe experiente em analisá-los, gerar resultados e os interpretar. Sejam dados medidos​ por equipamentos​, dados de modelos​ numéricos​ ou dados de sensoriamento remoto​.​ São inúmeras as variedades de dados analisados e interpretados pela PROOCEANO, dentre eles: dados de correntes, de ventos, altimetria, acústica submarina; parâmetros como temperatura, salinidade, densidade, oxigênio dissolvido; dados dos mais variados equipamentos como gliders, derivadores, perfiladores, correntômetros; etc.

A PROOCEANO possui anos de experiência na preparação de relatórios de Meio Físico - Meteorologia e Oceanografia - para processos de licenciamento ambiental, os quais contribuíram para o aperfeiçoamento das técnicas de análise de dados.

Clientes

Parceiros

Contato

+55 21 2532-5666

Av. Rio Branco, 311 sala 1205
Centro, Rio de Janeiro RJ
CEP 20.040-009